Dura em média 30 segundos, mas o friozinho que dá na barriga é recompensado quando se chega à parte baixa e de lá, ao olhar para cima, perceber que desceu de uma altura de pouco mais de 70 metros e descortinou uma outra cidade.
É assim a sensação para quem anda pela primeira vez – e muitos andam por várias vezes – no Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo e que foi inaugurado e 08 de dezembro de 1873.
Numa estrutura de 72 metros de altura, encostado nas rochas da Ladeira da Montanha, o elevador liga as duas Salvador, a Cidade Alta, onde está o centro do poder, com a sede da Prefeitura e a Câmara dos Vereadores, e a Cidade Baixa, rica em boemia, onde estão o Mercado Modelo, o Porto de Salvador e o caminho natural para a Península de Itapagipe, noutro lado da cidade
O Elevador Lacerda é o principal meio de ligação entre as duas cidades e do seu alto, se descortina a Baía de Todos os Santos, com a Ilha de Itaparica ao fundo, e no meio dela, o Forte São Marcelo e boa parte do Recôncavo Baiano.
É um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade. A estrutura tem 72 metros de altura e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa.
O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia ao custo de quinze centavos de real por passageiro, num percurso de trinta segundos de duração.
Foi construído pelo empresário Antonio de Lacerda (1834-1885) e teve a obra iniciada em 1869 como um desafio de engenharia para a época. Foi necessário a perfuração de dois túneis em rocha, um vertical, para abrigar a primeira torre, e outro horizontal, para dar acesso à rua.
Foi inaugurado em 1873, com o nome de Elevador Hydraulico da Conceição da Praia, com apenas uma torre, popularmente chamado de Elevador do Parafuso.A segunda torre foi inaugurada em 7 de setembro em 1930.